Carteira de Motorista Inglesa


Sua carteira de motorista é válida por 1 ano aqui na Inglaterra, seja ela de qualquer categoria, depois de 1 ano você terá que tirar uma carteira de motorista inglesa caso queira dirigir em UK. Em suas viagens pela Europa, a sua carteira brasileira continuará valendo.
O processo para tirar a carteira FULL não é fácil, pois os testes de direção são bastante exigentes. Inicialmente você tem que fazer a carteira provisória, ou carteria de Learner, que lhe permitirá dirigir motos até 125cc (14.6bhp) e automóveis de passeio com uma pessoa com mais de 3 anos de carteira ao lado. Para adquirir essa carteira, basta ir ao correio mais próximo, pedir e preencher o formulário do DVLA, enviar os documentos requisitados e pagar a taxa. Poucos dias depois você irá receber a carteira provisória em sua casa, que vale também como identidade oficial.
Atenção, para dirigir moto (até 125cc) você vai ter que fazer um teste de um dia, chamado CBT (Compulsory basic training)  em uma escola de direção, custa algo em torno de 120 libras e dura um dia, é fácil e sem truques, sem o CBT essa carteira provisória serve apenas como identidade, mais nada. Já para dirigir carro, não é necessário curso nenhum, como disse antes, você precisa apenas a companhia de uma pessoa ao lado com mais de 3 anos de carteira.
Para poder dirigir moto de qualquer categoria ou carros sem a presença de uma companhia você precisará tirar a Full Drive Licencie. Para tanto, será necessário fazer um teste teórico e depois, um teste prático, fácil para carros, mas muito difícil para motos!
O endereço do site do governo sobre direção é: http://www.direct.gov.uk/en/Motoring/index.htm
Para fazer o CBT ou o curso para Full Drive Lincence para Motos, eu recomendo a Academy Motorcycle Training, website http://www.amt.me.uk/, lá trabalha o Ray Waker, um inglês gente boa que vai te instruir da melhor maneira possivel! (Telefone: 01708734121)

13 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pela informacao sobre como tirar carteira britanica.
O meu problema e que eu preciso de um curso em portugues para fazer a prova escrita.
Voce sabe me enformar de algum curso?
Nao moro em Londres e nao consegui nenhuma informacao na net.
Obrigado pela ajuda
Feliz Natal e Prospero Ano Novo!!!!!

Joás Souza disse...

Não se preocupe meu caro, o teste teórico pode ser feito em português (de Portugal, é claro!).

Suellen disse...

Ola Joas, moro em Londres, sabe me dizer se carteira de habilitacao brasileira tem validade de um ano a cada ultima vez que entramos no pais.
Aguardo sua resposta!!
Bjao!!!

Joás Souza disse...

Ola Suellen! Tem validade de 1 ano a partir da data que vc chegou! Se voce sair do Reino Unido por mais de 90 dias e retornar, ela vale por mais 1 ano novamente!

Unknown disse...

joas olá tudo bem?? moro aqui no japao, tenho minha carteira de motorista japonesa, vc sabe se da pra usar ela por ai ou mudar somente Pq aqui tbem é mão inglesa!! obrigado fico no aguardo

Fabiana Matias disse...

Bom dia.
Você conhece no Brasil algum lugar que dê aulas com carros ingleses? Já sou habilitada há 20 anos, mas gostaria de treinar antes de fazer minha habilitação no UK.

Grata.

Joás Souza disse...

Fabiana, não se preocupe com isso, quando estiver dirigindo um carro inglês, seu cérebro se adapta em minutos!

Joás Souza disse...

Ola giovany cecchetti, sua carteira japonesa será valida por 1 ano! Depois você terá que fazer todos os testes de novo e tirar a carteira britânica.

Anônimo disse...

Joás, parabéns pelo blog. Morando na Inglaterra, não podemos fazer o teste em Portugal?
Obrigada, Amanda.

Joás Souza disse...

Oi Amanda,

Pode fazer em Portugal sim, depois é só transferir para a Inglaterra, coisa que eu recomendo fazer mesmo, pois aqui eles te reprovam por qualquer bobagem, só mesmo para fazer dinheiro.

Boa Sorte!

janice disse...

oi gostaria de saber eu nao sei quse nada de ingleh e nao sei dirigir mas gostaria muito de tirar a carteira sera q eu consegueria .obrigada janice

anderson disse...

olá muito bom o conteúdo deste blog, aproveitando a ocasião gostaria de fazer minha pergunta com relação ao trabalho de motorista de ônibus ou caminhão na Inglaterra,é possível para brasileiros conseguir um emprego estando no brasil?

Unknown disse...

Olá, me mudei da Inglaterra para a Escócia, troquei de país, vc sabe me dizer se minha carteira de habilitação brasileira recomeça a valer por um ano novamente? Obrigado